Projeto "Criança, Cultura e Paz", da Associação de Pais Professores e Funcionários do CEI Menino Deus

1.INSTITUIÇÃO: Associação Menino Deus

2.MISSÃO: Ser um movimento social  e educacional de referência na comunidade, propondo ações voltadas a construção do conhecimento, da autonomia, do respeito mútuo, da construção de valores, bem como do fortalecimento da família através de ações participativas e atuantes.

3.NOME DO PROJETO: Criança, Cultura e Paz.

4.VALOR DO PROJETO: R$ 367.521,24

5.PROPONENTE: Associação Menino Deus

6.OBJETO: A Associação Menino Deus é atuante no Município de Piraquara há 22 anos, promovendo Atividades para Crianças e Adolescentes do Município e Região Metropolitana.

Foi fundada no ano 2000, onde já atendeu, mais de 6.800 famílias, que se beneficiaram dos Programas e Serviços ofertados pela Entidade, priorizando sempre as crianças e adolescentes, tendo-os como protagonistas e agente de transformação, promovendo ações na área da educação com atividades sócio - educativas voltada também a comunidade.

        O projeto “Criança, Cultura e Paz” tem como objetivo, ser uma ferramenta de enfrentamento da vulnerabilidade social desfavorável vivido por crianças e adolescentes de comunidades carentes, situações estas, observada em atitudes de desagregação familiar e comunitárias, que propiciam escolhas de caminhos de exclusão e situações de risco, como estampada nos altíssimos índices de violência presentes na rotina de crianças, adolescentes e jovens em nossa sociedade.

Desde o momento que iniciou suas atividades vem buscando cumprir e desenvolver o seu compromisso  e  dever  social  com  a  comunidade,  atende  diretamente  aproximadamente  250 crianças e adolescentes diretamente, bem como as suas famílias, inseridos em projetos e programas com conteúdos que despertam o interesse da criança e do adolescente e contemplam o desenvolvimento lingüístico e lógico matemático, além das áreas de expressão Corporal, Identidade e Autonomia, Músicalização, Educação Ambiental, Educação Financeira e para o consumo, Construção de Valores, Socialização entre outras. A instituição promove também momentos de trocas e experiências entre a comunidade, nos quais educadores e a própria comunidade compartilham as suas experiências.  

Atividades com a Família: Destacamos as atividades realizadas com as crianças, adolescentes e famílias as que são mais enriquecedoras na articulação crianças/adolescentes e comunidade, pois o trabalho desenvolvido é todo pensado para este fim. A comunidade bem como a família são atores fundamentais para o desenvolvimento deste, pois todo trabalho só acontece porque as famílias se envolvem e participam de toda a construção e implementação dos projetos. Isto ocorre desde a implantação até a avaliação da mesma e a participação em formulação de projetos que sejam realmente importantes para a comunidade, desta forma faz parte do dia a dia do trabalho: Palestra com profissionais de referência, Trocas de conhecimento que facilitam as ações desenvolvidas. Momentos de debates. Roda de Conversa: São realizados com o intuito de criar um ambiente onde os educadores, facilitadores e família possam debater sobre diferentes assuntos de interesse coletivo, estes temas são decididos pelas famílias, pelos educadores ou trazidos pelas necessidades, mais discutidas como forma de troca onde um contribui para o aprendizado do outro.

Atividades Pedagógicas Intencionais: Onde se trabalham todas as áreas do conhecimento Literatura, Artes (Cênicas, Plásticas e Visuais) Língua Portuguesa, Matemática, Ensino Religioso, Ciências, História, Geografia, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Identidade e Autonomia, Inglês, Música, Expressão Corporal, - referenciados pela Proposta Pedagógica. Ocorrem todos os dias da semana de acordo com o planejamento realizado pelo educador responsável;

Atividades Extracurriculares: Brincadeiras dirigidas intencionalmente e com objetivos claros para garantir desenvolvimentos, nesta modalidade estão organizados as atividades de reforço escolar para alunos do projeto de Fortalecimento de vínculos sociais Nível I, sempre enfatizando áreas do conhecimento onde os alunos apresentam maiores dificuldades, desta forma entende-se que diminui o risco de reprovação do aluno na escola que ele está freqüentando, pois a ela está sendo ofertado bases para apropriação do conhecimento e sistematização de conteúdos de diferentes formas;

7. N° DA DELIBERAÇÂO: nº 078/2020 

 

Confira o projeto aqui