Orgãos de Defesa da Cidadania - PROCON
O QUE É?
É a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.
O QUE FAZ?
Orienta, informa, protege e defende os direitos dos consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.
COMO UTILIZAR O SERVIÇO?
Reclamações:
Se possível faça sua reclamação pessoalmente, ou então por meio de carta. Solicite sempre o protocolo onde constará o número de sua reclamação. Anote o nome e a função da pessoa que o atendeu.
Para registrar a reclamação, é necessário:
- Nota fiscal, contrato, declarações, orçamento ou similar, endereço completo do fornecedor e comprovante de residência.
Orientações:
Via e-mail, através da Rede Cidadão do Governo do Estado do Paraná, no serviço “Procon online” ou proconpr@pr.gov.br
Também pelo serviço telefônico 0800-411512. Tenha em mãos um documento de identificação e endereço, bem como os dados do fornecedor.Não são aceitos pedidos de orientação anônimos ou de menores de idade desacompanhados dos representantes legais.O Procon pode ser procurado nos seguintes casos:
Alimentos:
- Produtos vencidos, sem data de validade, sem registro ou composição.
- Venda casada (obriga o consumidor a comprar um produto condicionado a venda de outro).
- Sonegação de mercadorias e nota fiscal.
- Qualidade e quantidade dos produtos, higiene nos estabelecimentos, etc.
Produtos:
- Problemas nas embalagens.
- Má conservação e apresentação.
- Má qualidade e falta de segurança de produtos como brinquedos, aparelhos eletrônicos, veículos e outros.
- Problemas de entrega.
- Falta de peças para reposição.
- Instruções de uso imprecisas ou incompletas.
- Produto em desacordo com as normas expedidas por órgãos oficiais como, por exemplo, o rompimento do selo de segurança do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).
- Falta de tradução, para o português, de embalagens e instruções de uso.
Saúde:
- Mau atendimento e outras infrações em hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios.
- Problemas com convênios médicos ou seguro saúde.
- Produto de limpeza e cosméticos com validade vencida, sem data de validade, sem registro, ou que não esclareça sobre perigos em potencial.
Serviços:
- Problemas na qualidade e pagamento de serviços como assistência técnica, profissionais autônomos, lavanderias, vendas por telefone ou reembolso postal e agências de viagem.
- Recusa em fazer orçamento e fornecimento de recibos de pagamento e nota fiscal.
- Propaganda enganosa.
- Escolas.
Habitação:
- Problemas com financiamentos, cartões, bancos e consórcios.
- Tarifas bancárias.
ONDE PROCURAR?
Rua Presidente Faria, 431, Edifício Francisco Braz - Centro - 80020-290 - Curitiba - PR
Fone: 0800-41-1512 - Fax: 41 3219-7406
Site: http://www.procon.pr.gov.br/