Trabalhadores podem solicitar seguro-desemprego e consultar vagas de trabalho pela internet durante a pandemia 30/06/2020 - 16:38

Devido ao fechamento das Agências do Trabalhador em alguns municípios, pela intensificação da pandemia do coronavírus, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf-PR) orienta os trabalhadores que buscam vagas de empregos e os empresários que ofertam vagas que utilizem a internet. A solicitação do requerimento do seguro-desemprego também pode ser feita online.

Todos os serviços podem ser feitos por meio do aplicativo SINE FÁCIL, que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store ou Apple Store, pelo site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo próprio site da Secretaria da Justiça (www.justica.pr.gov.br/trabalho). Os empregadores estão cadastrando as vagas normalmente, e os trabalhadores podem pesquisar todas as vagas abertas na sua cidade.

Para acessar o SINE FÁCIL é necessário um QRCODE que pode ser solicitado diretamente no site da Sejuf pelo Chat do Trabalhador - uma nova ferramenta para atendimento ao trabalhador e empregador, disponibilizado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, por meio do Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Emprego e Renda.

De acordo com o secretário da Sejuf, Eder Colaço, “o Chat do Trabalhador é um canal de comunicação e orientação entre os trabalhadores e os profissionais das Agências do Trabalhador nos momentos de dificuldade durante o passo a passo nas ferramentas digitais, e pode ser usado não só para gerar este QRCODE, como para qualquer outra dúvida relacionada a trabalho”.

SOLICITAÇÃO DO SEGURO-DESEMPREGO - Aos trabalhadores que precisam solicitar o seguro-desemprego durante esta pandemia da Covid-19 podem fazer todo o requerimento do benefício pelo aplicativo "Carteira de Trabalho Digital”.

“Precisamos que os trabalhadores se conscientizem para usar as ferramentas digitais e o autoatendimento. Não é hora de sair de casa, ainda mais quando temos a opção de resolver todas essas questões de forma remota”, ressalta o coordenador interino da gestão do Trabalho e Emprego da Sejuf, Walmir dos Santos.

1) Baixe gratuitamente o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na Play Store ou Apple Store;

2) Depois faça o cadastro no portal https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho e crie um “login” e senha;

3) Acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego, e selecione a opção Requerer o Seguro-desemprego;

4) Na tela seguinte, clique na função Solicitar Seguro-desemprego;

5) Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego fornecido pelo seu empregador e clique em localizar;

6) Cheque se as informações estão corretas, concorde com os termos e clique em concluir;

7) Confirme a solicitação do seu benefício;

8) Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Se algum desses passos não funcionou ou se a solicitação apresentou algum erro e não foi realizada com sucesso, é possível entrar em contato por telefone com a Agência do Trabalhador mais próxima para resolver a situação.

 

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