Seminário encerra a 10ª Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas - Campanha Coração Azul 02/08/2024 - 11:16
Nesta sexta-feira (26) iniciamos a 10ª Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas - Campanha Coração Azul, com mesa de abertura, palestras e intervenções na Rodoferroviária de Curitiba.
O principal objetivo é informar a população do Paraná sobre a luta contra o tráfico humano dentro e fora do país. Esse tipo de crime pode ser praticado com diferentes objetivos: para a exploração sexual, remoção de órgãos, trabalho escravo e adoção ilegal, entre outros.
Geralmente, as vítimas são enganadas por indivíduos conhecidos como aliciadores, que falsamente prometem oportunidades melhores em outro país, ou seja, uma vida mais próspera e confortável do que aquela que a pessoa tem em sua terra natal: são promessas de um bom casamento, ou de uma oportunidade de trabalho ou estudo, ou ainda de uma adoção.
Para evitar cair nas mãos de aliciadores, é importante estar atento(a) a alguns pontos:
👉 Sempre desconfie de propostas que prometem empregos fáceis e altos ganhos, ou cursos/viagens com tudo pago.
👉 Antes de aceitar sair do país com uma oferta de emprego/estudo, pesquise e procure obter informações de pessoas que tenham ido para o mesmo destino.
👉 Sempre deixe informações sobre o endereço e o telefone do local de destino com alguém em quem você confia.
O conceito do uso da cor azul na campanha remete às lágrimas que as vítimas de tráfico de pessoas derramam todos os anos, representando a dor e o sofrimento que enfrentam nesse contexto. O simbolismo do “Coração Azul” traz à tona a importância de olhar para essa realidade com empatia e solidariedade, bem como incentiva a ação conjunta de toda a sociedade na proteção dessas pessoas vulneráveis.
Atividades ocorrem até dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e fazem parte da Campanha Coração Azul, uma iniciativa da UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), com apoio do Governo do Estado.
Neste dia, a Seju, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do Trabalho, realizará o 5º Seminário sobre Enfretamento ao Tráfico de pessoas e Contrabando de Migrantes
No Paraná, as ações são coordenadas pela Secretaria estadual da Justiça e Cidadania (Seju) por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-PR), e estão concentradas em Curitiba e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, cidades consideradas estratégicas para o combate deste crime hediondo.
Para denunciar casos de tráfico de pessoas, entre em contato com o Disque Direitos Humanos pelo número 100 ou com a Central de Atendimento Mulher pelo Disque 180. Junte-se a nós na Campanha Coração Azul!,