Seju promove conscientização durante o Carnaval 05/03/2025 - 17:07

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) deu contribuição importante para que este fosse um Carnaval consciente e responsável. Através de uma campanha para prevenção da violação de Direitos Humanos, Cidadania e Justiça, foram distribuídos 5 mil leques informativos em pontos centrais e estratégicos da capital do Estado na sexta-feira (28/02) e no sábado (01/03).
A ação buscou conscientizar foliões sobre temas essenciais, como políticas para migrantes, discriminação e pessoas desaparecidas, por meio de mensagens educativas inscritas nos acessórios, que é popular entre os participantes da festa. Informações sobre como agir em situações adversas durante as festividades também foram abordadas.
A atividade foi realizada pela Coordenação de Direitos Humanos – CODH e disponibilizou materiais, também, da Coordenação de Cidadania - COCID, Coordenação de Proteção e Justiça - CPJ e Unidade Técnica de Suporte aos Colegiados – UTSC. Com servidores próprios e voluntários, as distribuições foram feitas no Largo da Ordem e na rua Marechal Floriano Peixoto durante o Desfile das Escolas de Sampa - Grupo Especial Comitiva.
De acordo com o Secretário da Justiça, Santin Roveda, o objetivo foi destacar a importância do respeito ao próximo, a prevenção de assédios e a promoção de um ambiente seguro para todos. “As festas de Carnaval são um grande momento de alegria mas também uma oportunidade para a nossa Secretaria promover as políticas públicas dos Direitos Humanos, Justiça e Cidadania. O nosso trabalho visa conscientizar sobre as populações mais vulneráveis e prevenir uma série de violências e violações de direitos, combatendo o preconceito e a discriminação”, afirmou o chefe da pasta.
A iniciativa foi bem recebida pelo público, que elogiou e aproveitou o acessório para se informar e se refrescar. Assim, a SEJU não apenas contribuiu para um Carnaval mais consciente, mas também incentivou a reflexão sobre comportamentos que podem transformar a festa em um momento de alegria e respeito mútuo. A expectativa é que, com ações como essa, o Carnaval se torne cada vez mais um espaço de celebração saudável e responsável para todos.