Secretaria de Justiça expede normativa de proteção à saúde dos consumidores, garçons e demais trabalhadores de restaurantes e similares 06/05/2020 - 19:59
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf) está expedindo uma normativa com recomendações de proteção à saúde dos profissionais que trabalham em restaurantes e similares, assim como dos consumidores que frequentam estes estabelecimentos.
Para isso, o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, recebeu nesta quarta-feira (06) representantes da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), Sindicato dos Garçons, Sindicato dos Profissionais Autônomos da Gastronomia e da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade para dialogar e alinhar recomendações para nova normativa que disponibilizará orientações sobre a preservação da vida, evitando a exposição ao vírus Covid-19.
“Temos a missão de defender a vida humana, assim como de proteger os trabalhadores e consumidores e com a colaboração desses representantes chegamos a um consenso com diversas recomendações, que vão assegurar mais essa proteção aos profissionais que atuam neste segmento, de acordo também com o que impões cada administração municipal”, explicou Leprevost, secretário do governo Ratinho Junior.
De acordo com Nelson Goulart, presidente da Abrasel-PR, “é muito comum sabermos de decisões apenas depois, sem sermos ouvidos. Então este diálogo foi fundamental para que o Governo pudesse ouvir o outro lado, o lado das associações e sindicatos que trabalham na ponta para os cuidados neste período de coronavírus”.
“É fundamental poder debater regras que assegurem esses direitos à saúde dos trabalhadores em bares e restaurantes, preservando também a vida de quem frequenta esses estabelecimentos e orientando nossos funcionários e clientes durante e pós a pandemia”, disse o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo.