Secretaria de Justiça, Família e Trabalho propõe ações de solidariedade aos ucranianos 13/04/2022 - 17:50
O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, recebeu representantes da comunidade ucraniana do Paraná e acertou novas ações para os afetados pela guerra no país. “É uma vontade de todos no Paraná, do governador Carlos Massa Ratinho Junior e da primeira-dama Luciana Saito Massa, de ajudar os ucranianos de todas as formas possíveis. Tanto aqueles que resistem, quanto aqueles que se refugiaram no Brasil, principalmente no Paraná”, disse o secretário.
Da reunião participaram Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileiro, e Gustavo Hauer, da Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia. A arrecadação de doações de alimentos e dinheiro é uma das principais formas de ajuda humanitária no entender da comunidade ucraniana paranaense. “Foi uma reunião muito positiva, ficou clara a disposição do secretário e do governo em ajudar nessa arrecadação”, disse Sorotiuk.
“Existem alguns entraves jurídicos e logísticos, já que a Ucrânia fica há uma distância razoável, mas do ponto de vista da vontade política de colaborar com o povo ucraniano, de forma solidária, ficou muito claro e estamos muito satisfeitos”, completou.
Participaram ainda da reunião, o superintendente de Relações Institucionais, Fabiano Lazarino, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schunig. “Toda forma de ajuda humanitária ao alcance do governo será realizada. O povo ucraniano, assim como outras etnias e nacionalidades, ajudou a construir o Paraná e retribuir nesse momento de necessidade é mais do que justo”, ressaltou Carboni.