Santin Roveda e Leandre Dal Ponte unem forças em novas iniciativas contra o racismo 14/05/2024 - 11:00

O Governo do Estado realizou ontem (13) um evento em alusão ao Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo. Participaram da solenidade a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, e outros representantes da Segurança Pública do Estado.

A data é importante para a conscientização e combate ao racismo em diversos países. Além disso, É um momento para destacar a importância de denunciar atos racistas, promover a igualdade racial e celebrar a diversidade.

A secretária comentou que a campanha “Não silencie o Racismo”, lançada no ano passado, tem que ser permanente, e que seja trabalhada, além da questão do racismo em si, a prevenção – mudando a cultura por meio da educação. “A gente só faz isso a partir do esforço coletivo de todos os atores, envolvendo a sociedade. O governador já demonstrou o seu compromisso, o seu comprometimento nessa pasta”, destacou.

Já o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, reforçou a parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). “São muitas trocas positivas, pessoas que fazem a diferença nesse trabalho conjunto de conscientização e combate. A gente pode mudar a vida das pessoas, trabalhar contra o racismo, contra o preconceito, contra pessoas que não têm instrução”, afirmou.

No Brasil, por exemplo, o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, é uma ocasião significativa para refletir sobre essas questões, embora não seja especificamente focado na denúncia contra o racismo. No entanto, iniciativas locais ou organizações podem estabelecer seus próprios dias de denúncia contra o racismo para conscientizar e promover a luta contra essa forma de discriminação.

GALERIA DE IMAGENS