Resolução determina que empresas de limpeza pública forneçam luvas e máscaras aos trabalhadores 08/04/2020 - 16:29
Após a constatação de que trabalhadores da limpeza pública de várias cidades paranaenses estão executando suas tarefas sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para se evitar a possibilidade de contágio pelo coronavírus, o secretário da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost assinou nova resolução determinando que as empresas do ramo forneçam luvas e viseiras ou máscaras a todos os trabalhadores, além de álcool gel 70%.
“Decidimos elaborar essa resolução após receber uma série de denúncias, documentadas, de que os coletores de lixo de Curitiba estariam trabalhando sem proteção . Não é justo deixar os trabalhadores da limpeza pública expostos aos perigos do coronavírus. Este descaso de algumas concessionárias caracteriza-se como risco grave à saúde pública”, explica Ney Leprevost.
O secretário espera contar com a ajuda dos prefeitos do Paraná para cobrem das empresas a adoção de medidas urgentes para proteger os trabalhadores que limpam as cidades e recolhem o lixo gerado nas residências e empresas.
O texto explicita ainda que as empresas o setor devem “adotar medidas para impedir que a contaminação se propague entre seus trabalhadores, seguindo as normativas de combate ao COVID-19 (coronavírus), no Estado do Paraná”.
A resolução deverá vigorar enquanto perdurar o estado de emergência nacional ou o estado de calamidade estadual pelo Covid-19.