Ratinho Junior, Ney Leprevost e Jorge Lange viabilizam construção de mais 303 casas para famílias em situação de extrema pobreza 26/11/2019 - 17:56

O secretário Ney Leprevost da Justiça, Família e Trabalho e o presidente da Cohapar Jorge Lange assinaram nesta terça-feira (26) o plano de trabalho para a construção de 303 casas populares em 11 municípios, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Nossa Gente. “Estamos priorizando programas de grande alcance social, como a construção de casas para famílias em situação de alta vulnerabilidade social, proporcionando dignidade aos que mais precisam”, disse Leprevost, lembrando que por orientação do governador Ratinho Junior tem investido na geração de emprego e renda e na qualificação profissional dos trabalhadores, por meio das Carretas do Conhecimento, que tem levado habilidades e competências a todos os cantos do Paraná.

O presidente da Cohapar explicou que as casas irão atender pessoas que realmente precisam e não se encaixam em nenhum programa habitacional do País. “São famílias que sonham com um lugarzinho para chamar de seu”, disse Lange, parabenizando o secretário Ney Leprevost pelo trabalho desenvolvido em favor dos menos favorecidos.

Para o prefeito de Guaíra Heraldo Trento, as 23 casas que serão construídas em seu município são apenas o início de uma grande parceria entre a Prefeitura de Guaíra, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e a Cohapar. “ Somos os maiores apoiadores deste programa e estamos certos que este é o primeiro passo para novos convênios”, disse o prefeito, lembrando que Guaíra é um município fronteiriço, com muitos problemas sociais.

Estiveram presentes à assinatura do Plano de Trabalho os prefeitos Jamilson Donizete da Silva (Sertaneja), Alessandro Ribeiro (Leópolis), Marcia Cristina Dall Ago (Flórida), Adhemar Francisco Rejani (Marumbi), Mario Junio Kasuo da Silva (Cafezal do Sul), Heraldo Trento (Guaíra), Pedro Leandro Neto (Nova Aurora), Luiz Nicacio (Centenário do Sul), Crisógono Noleto e Silva Junior (Itaguajé), Altair da Silva Serrano (Fênix) e Reinaldo Grola (Lunardelli).

Como funciona - O Plano de Trabalho prevê ainda para este mês, a publicação do edital de licitação nacional para a construção das casas e, em março de 2020 o início das obras, sendo a previsão da conclusão para final do próximo ano.

No Plano de Trabalho constam, ainda, orientações sobre a tramitação de lei municipal que deverá ser enviada à Câmara de Vereadores ainda este ano, autorizando o Governo do Paraná a construir nos lotes individualizados cedidos pelos municípios para a construção das casas, bem como a doação do terreno ao beneficiário final.

A Cohapar será responsável pela contratação das empreiteiras e a Sejuf, por meio do programa Nossa Gente pelo acompanhamento dos beneficiários das novas casas.