Profissionais das Unidades Socioeducativas recebem capacitação por videoconferência 23/05/2019 - 16:50
Os novos servidores das Unidades Socioeducativas que ingressaram pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), em dezembro de 2018, participaram de mais uma etapa do processo de capacitação que está sendo realizado até o final do primeiro semestre de 2019.
São 58 servidores contratados para as seguintes categorias profissionais: técnico de enfermagem, psicólogo, médico, enfermeiro, odontólogo e terapeuta ocupacional que atuam nos Centros de Socioeducação de Curitiba e Região Metropolitana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo e Umuarama.
A capacitação tem como base firmar os princípios da gestão e políticas públicas e as legislações que versam sobre a Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. “Estamos reestruturando o sistema e qualificando os profissionais que atuam nas unidades, buscando sempre efetuar o nosso trabalho que é ressocializar o adolescente que cumpre medida socioeducativa por meio de acompanhamento e atividades, incluindo o menor na sociedade novamente com novas oportunidades de cursos profissionalizantes, estudos e até trabalho”, explica o diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Davi Antônio Pancotti.
Os treinamentos estão acontecendo desde o começo do ano com palestras e orientações com as temáticas sobre: Adolescências e as multideterminações da violência; Estatuto do Servidor: Direitos e Deveres; Possibilidades para superação das violências sofridas/praticadas por adolescentes; Instrumentos legais, normativos e princípios jurídicos do Sistema Socioeducativo; Fases do atendimento socioeducativo; Trabalho com famílias; Relato de experiência no trabalho com famílias; Institucionalizar, medicalizar ou fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial; Prevenção ao Suicídio; Segurança Socioeducativa e Código de Normas.
Capacitação em atendimento às crises e urgências em saúde mental – Palestras presenciais com profissionais nas áreas de psiquiatria estão sendo realizadas durante os treinamentos para entender e levantar casos de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas considerados de natureza psiquiátrica que demandam intervenções terapêuticas imediatas. Esses casos serão acompanhados junto aos profissionais das unidades para que possam atuar em situações distintas com atendimentos adequados.
A formação dividida em três blocos está destinada aos servidores (Agentes de Segurança Socioeducativos, Enfermeiros, Médicos, Técnicos/Auxiliares de Enfermagem, Cirurgiões Dentistas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Professores) das Unidades Socioeducativas do Estado do Paraná.
Nesta semana a capacitação foi destinada aos servidores das Unidades Socioeducativas de Curitiba e Região Metropolitana, e Ponta Grossa. Na próxima terça-feira (28) será para os servidores do Centro de Socioeducação (Cense) Curitiba, Fazenda Rio Grande e Casa de Semiliberdade Masculina de Curitiba.