Procon da Secretaria de Justiça realiza mutirão online de renegociação de dívidas com mais de 200 instituições financeiras 02/11/2021 - 22:02
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, promove até o dia 30 de novembro um mutirão online de renegociação de dívidas.
Essa é uma iniciativa conjunta do Procon da Secretaria de Justiça, com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central e Senado Federal e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br
Participam da ação mais de 200 instituições financeiras. “Esse mutirão é uma oportunidade para que o cidadão paranaense possa regularizar sua vida financeira, já tão afetada em razão da pandemia da Covid-19”, explica o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
Poderão ser negociadas as dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis por exemplo.
REGISTRO – Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br e aguardar seu login e senha.
“No momento do preenchimento do registro é imprescindível que o consumidor informe seu telefone e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes”, informa a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.
O Procon-PR também orienta que o consumidor, no seu relato, informe que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas e até quanto pode pagar.
Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar o seguinte link:
https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551 ou baixar o app no seu celular:
https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551
Além da renegociação de dívidas, o consumidor terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira, acessando o seguinte o link: https://mutirao.febraban.org.br/
O Procon Paraná já vinha priorizando o atendimento online em função da pandemia do coronavírus. Somente pessoas com deficiência ou idosas são atendidas de forma presencial para evitar aglomerações.
(Via assessoria de imprensa – Pedro Mariucci Neto).