Procon-PR da Secretaria de Justiça identifica que 76,8% desconhecem cuidados para efetuar pagamento com cartão de aproximação 06/08/2021 - 18:11
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por determinação do Secretário Ney Leprevost, realizou, através do Procon-Pr, uma pesquisa para verificar o nível de conhecimento dos consumidores paranaenses em relação ao recurso “Pagamento por Aproximação” ou “Contactless”, presente em boa parte dos cartões de crédito e de débito. As respostas apontam que a maior parte dos consumidores não tem informações suficientes sobre o assunto: 76,8% desconhecem os cuidados e 67,5% não se sentem seguros para pagar contas utilizando a função.
De acordo com Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho, “a tecnologia tem facilitado muito a vida dos cidadãos e é um caminho sem volta, mas deve vir acompanhada de informações que garantam que os consumidores sejam protegidos e não acabem tendo qualquer tipo de prejuízo”.
Na prática, essa funcionalidade - cuja utilização aumentou bastante na pandemia - possibilita que o consumidor faça suas transações/pagamentos/compras sem precisar inserir o cartão nas máquinas dos estabelecimentos, nem precisar digitar sua senha e com isso acaba se protegendo de eventual contaminação pelo Covid-19.
“É uma facilidade que pode esconder alguns perigos. Nem todo mundo sabe quais são os valores máximos para cada operação. Você pode pagar até R$ 200 por operação e se o cartão for furtado, e o consumidor não perceber imediatamente, pode sofrer um grande prejuízo”, alerta Claudia Silvano, chefe do Procon-PR.
O resultado da pesquisa mostrou que 77,4% dos entrevistados relataram que não receberam informação de seu banco sobre o recurso. Ainda de acordo com a pesquisa, 67,5% dos entrevistados afirmaram que não sentem seguros utilizando o recurso de “Pagamento por Aproximação” por várias razões: medo de ter seu cartão roubado e terceiros utilizarem com facilidade; eventual aproximação de maquinetas por terceiros mal intencionados, no transporte público ou em aglomerações; entre outros.
Claudia Silvano avalia que os bancos e as bandeiras emissoras dos cartões deveriam assegurar que o consumidor pudesse escolher se quer ou não desativar a funcionalidade, o que hoje não é possível, segundo informações obtidas junto a Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, em reunião solicitada pelo Procon-PR e Procons Municipais do estado.
“As empresas de cartões deveriam também garantir que os consumidores fossem prévia e adequadamente informados sobre os valores máximos para cada transação, informação que 76,8% dos entrevistados relataram desconhecer”, afirma Claudia.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23/07/2021 e contou com 940 entrevistados.
(Via Assessoria de Imprensa)