Paranaenses expõem no salão nacional do artesanato em Brasília 29/10/2021 - 19:40
Cinco artesãos paranaenses estão com trabalhos expostos no 14º Salão do Artesanato, que está sendo realizado em Brasília até o próximo dia 31. O grupo recebeu o apoio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, através da Coordenação Estadual do Artesanato do Paraná, vinculados ao Departamento do Trabalho da Sejuf. O evento é realizado anualmente com os expositores selecionados regionalmente por meio do Programa de Artesanato Brasileiro.
“Sou um entusiasta do artesanato paranaense, tanto que recomendei ao Departamento do Trabalho a participação na Feira Nacional do Artesanato para levarmos produtos do nosso estado. Queremos ainda mais parcerias com os artesãos, de todo o estado. Juntos somos mais fortes”, afirmou o secretário Ney Leprevost.
No total são nove trabalhos de artesãos paranaenses: cinco deles são Moacir Mafra Junior, qwue faz esculturas de madeira; Soeli Terezinha Ferenc, que trabalha com material reciclado; Francisco Rosa dos Santos, que faz bonecos de madeira; Ana Maria de Oliveira, que faz bolsas e carteiras e Edna Aparecida Dias, que faz estatuetas.
O Salão deixou de ser realizado em 2020 em função da pandemia e os organizadores consideram que esta edição marca a retomada da atividade, que abriga uma parte significativa da economia alternativa. Somente no Paraná, são cerca de 12 mil profissionais que vivem do artesanato.
"A Sejuf durante todo o período da pandemia procurou amparar esses profissionais que atuam na economia alternativa. A produção do artesanato é a fonte de renda de muitas famílias e representa um importante nicho de mercado", afirma o coordenador de Apoio à Geração de Emprego e Renda da Sejuf, Alberto Ricardo Opolz.
Programa Feito Aqui - Para dar mais visibilidade para a produção estadual, o Governo lançou o programa Feito no Paraná. O objetivo é estimular a valorização e a compra de mercadorias paranaenses. O programa tem como base as vocações produtivas locais e o Governo do Estado apresenta campanhas para mostrar produtos e valorizar histórias de “quem faz o Paraná crescer”.
*Foto registrada antes da pandemia.
(Via Assessoria de Imprensa - Edson Fonseca)