Paraná Cidadão em Abatiá terá Workshop de Smartphone para idosos e diversos serviços gratuitos para população 28/02/2020 - 11:52

A segunda edição do Paraná Cidadão de 2020 acontece na próxima semana nos dias 04, 05 e 06 de março no município de Abatiá, localizado no Norte Pioneiro do Estado. O evento da promovido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Brasil, 232, Centro, das 9h às 17h.

A população do município e região de Abatiá vai receber mais de 30 opções de serviços sociais, de cidadania e inclusão de graça. A partir dessa edição será ofertado também o Workshop de Smartphone para idosos. “Oferecemos todos os serviços sociais com a estrutura do governo e prefeitura em um só local. Esse é o compromisso da nossa gestão de levar ações gratuitas onde o povo está”, ressaltou o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost.

O Workshop inclui personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens. Os participantes também vão aprender a baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outros itens.

No primeiro dia, quarta-feira (04), será realizada a confecção de carteiras de identidade exclusivamente para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, ação que faz parte do Programa Criança e Adolescente Protegidos, em parceria com o Tribunal de Justiça. Já na quarta e quinta-feiras (05 e 06), a população vai receber diversas ações de cidadania e inclusão de graça. Serão ofertadas emissões e agendamentos para confecção de documentos pessoais (RG, CPF e Carteira de Trabalho); cadastro no programa Nota Paraná; Detran; tarifa social de água e luz, cadastro no ID Jovem; além de orientações jurídicas; do consumidor; da mulher (com o Ônibus Lilás); da pessoa com deficiência e pessoa idosa (com o passe livre intermunicipal). Ainda informações sobre a garantia dos direitos fundamentais e assistência social.

O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), em parceria com secretarias de Estado, prefeitura municipal e outras instituições parceiras e voluntariadas.

ATENDIMENTOS EM 2019 – Na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior/Ney Leprevost, foram realizadas 23 feiras de serviços, totalizando aproximadamente 265 mil atendimentos em 2019 (156 mil em 2018).