PROCON-PR SEDIA LANÇAMENTO DE CARTILHA “SE LIGA QUE É FRAUDE” EM PARCERIA COM A TIM 23/10/2024 - 16:06
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-PR), participou, nesta quarta-feira (23), do lançamento da cartilha “Se liga que é fraude” na região Sul do Brasil, uma iniciativa da operadora de telefonia TIM, voltada conscientização dos usuários para a prevenção de golpes e a educação do uso seguro da internet.
“O melhor e maior recurso que temos hoje, para evitar que o consumidor seja lesado, é a informação. Assim, iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção contragolpes e fraudes, protegendo o consumidor de prejuízos financeiros e do vazamento de dados sensíveis.”, destacou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
O lançamento ocorreu na sede do Procon-Pr em Curitiba, e contou com a participação da diretora de Justiça da Seju, Viviane da Paz, o diretor comercial da TIM Sul, Christian Krieger, o gerente de Suporte a Vendas da TIM Sul, Alexandre Pontes, as representantes da Diretoria de Customer Experience e da Ouvidoria da Tim Brasil, Cristiane Silva e Valéria Câmara, e usuários. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar como acontecem os principais golpes aplicados contra clientes de telefonia e como evitá-los. Para isso, a TIM elaborou um guia que mapeia as situações mais comuns e oferece orientações essenciais para que os consumidores estejam sempre atentos
“A educação é a nossa maior aliada na prevenção a fraudes. Ao capacitar os usuários, estamos não apenas protegendo indivíduos, mas também suas famílias e amigos. Para isso, o guia traz orientações de segurança e privacidade e orienta sobre os golpes mais comuns utilizados especialmente para captar dados pessoais e bancários” explica Liliam Lopes, Gerente de Relacionamento com Procons na TIM Brasil. O material traz temas como spoofing (quando os fraudadores utilizam programas para mascarar o número de origem das chamadas e mensagens para driblar a rejeição das ligações), golpes por SMS e WhatsApp, além de dicas sobre como proteger o smartphone e orientações para serem seguidas em caso de roubo, furto ou perda do celular.
A cartilha está disponível em versões impressa e online no site da TIM. A versão online será constantemente atualizada, garantindo que os consumidores tenham acesso às informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção. O documento está disponível neste link.