Ney Leprevost determina orientação sobre Coronavírus no Centro de Informações para Migrantes, Censes, postos do Procon e Agências do Trabalhador 26/02/2020 - 18:28

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, determinou nesta quarta-feira que todos os departamentos da pasta disseminem informações sobre prevenção do Coronavírus, cujo primeiro caso no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Em reunião com chefes e diretores da Secretaria e representantes da Defesa Civil do Paraná, Leprevost ressaltou a importância de disseminar informações para conter o avanço da doença no Brasil. “Principalmente nas áreas de alcance da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, que envolvem os Centros de Atendimento para Migrantes e Refugiados, Centros de Socioeducação, Casas de Semiliberdade e postos de atendimento com grande fluxo de pessoas, como unidades do Procon e das Agências do Trabalhador”, disse.

Materiais informativos com orientações sobre os riscos do vírus serão distribuídos nas unidades da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, e compartilhados também nas redes sociais. Além disso, serão repassados também aos conselheiros tutelares.

“A prevenção é o melhor caminho e é muito importante que a população fique bem informada e saiba prevenir dos sintomas do Coronavírus”, explicou o secretário Ney Leprevost. 

O QUE É O CORONAVÍRUS?

É um vírus que causa doenças que variam de um resfriado comum a problemas respiratórios mais graves.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Febre, espirros, tosse, dificuldade para respirar, dores de cabeça, fraqueza.

COMO TRANSMITE?

A transmissão do novo coronavírus é de pessoa para pessoa, seja por gotículas respiratórias ou por contato com secreções contaminadas, como:

• Gotículas de saliva;

• Espirro;

• Tosse;

• Catarro;

• Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período para apresentação dos sintomas é de 5 a 16 dias.

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar álccol em gel.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

• Manter o ambiente ventilado e as janelas abertas.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

 

GALERIA DE IMAGENS