Ney Leprevost abre comemorações dos 71 anos da Declaração dos Direitos Humanos 03/12/2019 - 18:18

Foi aberta nesta terça-feira (03), na Biblioteca Púbica do Paraná, a programação que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro. Nessa data, em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou, em Paris, a Declaração Universal que este ano completa 71 anos.

Na abertura, o secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost, falou sobre a importância da garantia dos direitos fundamentais da população na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Os direitos fundamentais são pertencentes a todos, independente de etnia, raça, sexo, nacionalidade, idioma, ou qualquer outra, por isso precisamos levar à população informação e espaços de debates que estimulem a cidadania em uma sociedade de direitos”, disse.

A programação conta com uma série de atividades que segue até sexta-feira (6), e tem como tema “71 anos da Declaração Universal - Direitos Humanos para Todas e Todos”, como exposição de fotografia, mostra de cinema, espetáculos de dança e teatro abordando temas voltados  a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A chefe do Departamento de Direitos Fundamentais e Cidadania da Sejuf, Regina Bley, explicou que este ano a Secretaria da Justiça programou atividades para reafirmar os direitos fundamentais e, toda forma de violência e violação de direitos. “Os eventos programados  versam sobre as temáticas de direitos humanos, sendo importante lembrar sempre dos direitos fundamentais de todas e de todos”, frisou ela.

REALIZAÇÃO - A realização da Semana de Direitos Humanos é do Governo do Estado, é promovida pela Secretaria da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf), por meio do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania (Dedif) e Escola de Educação em Direitos (Esedh) e conta ainda com o apoio da Organização Internacional para as Migrações(OIM) Brasil, Secretaria da Comunicação Social e Cultura(SEEC)/ Coordenação de Ação Cultural (CAC), BPP, Centro Cultural Teatro Guaíra, Colégio Estadual do Paraná(CEP) e Dancep.

Durante a semana, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), estará a mostra a Exposição Fotográfica “Direitos Humanos para todas e todos”, do fotojornalista Denis Ferreira Netto, que pode ser visitada das 8h30 às 20h e sábado (7) das 8h30 às 13 h; e a Mostra de Cinema e Direitos Humanos que exibirá filmes com sessões entre as 15h e 17h, seguidas de roda de conversa sobre as temáticas abordadas

Participaram também da abertura da semana “Direitos Humanos para todas e todos”, a diretora da Escola de Educação em Direitos Humanos Sônia Monclaro Virmond;  a diretora da BPP Ilana Lerner Hoffmann; a diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter.

SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

71 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL  -  DIREITOS HUMANOS PARA TODAS E TODOS

03 a 06 de dezembro de 2019

Programação

03 a 06 de dezembro
Exposição Fotográfica “Direitos Humanos para todas e todos” - do Fotojornalista Denis Ferreira Netto
Abertura: dia 03, às 14h
Visitação | 8h30 às 20h
Sábado | 8h30 às 13h
Local: Hall da Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133

03 a 06 de dezembro
Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Exibição de filmes seguida de bate-papo sobre a temática abordada.
Parceria: MMFDH/ICEM e OIM Brasil
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Paraná

03 de dezembro  | início 16h
Apresentação Cultural
Esquete com Adriano Cruz – Hope – Um Novo Programa de Esperança

 | Heróis (2018) - 16h15
Sinopse: A judoca Rafaela Silva foi a primeira atleta da delegação brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, levando toda a nação às lágrimas. Popople Misenga, o congolês convidado a participar da delegação composta por refugiados, fez o mesmo. Além disso, como esquecer de Rogério Sampaio e o ouro no mesmo esporte durante as Olimpíadas de Barcelona em 1992? A partir de uma abordagem heróica, a carreira desses desportistas é transformada em filme.
Duração: 70min
Classificação indicativa: Livre
Público alvo: Professores, estudantes e público em geral
Mediadoras do debate:
Marli Teixeira Leite - Assessora da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba
Represente do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease/SEJUF)


04 de dezembro  | 17h
| Jovens Polacas (2019)
Sinopse: Baseado no livro homônimo de Esther Largman, ‘Jovens Polacas’ traz à tona, de forma lúdica e poética, a história de mulheres judias traficadas do leste europeu para a prostituição no Rio de Janeiro no início do século passado. Iludidas com a possibilidade de uma nova vida, foram exploradas como escravas brancas. Ao ser entrevistada pelo jornalista Ricardo (Emilio Orciollo Netto), Mira (Jacqueline Laurence) busca em sua memória detalhes de sua vida e rotina com sua mãe e faz as pazes com o obscuro passado.
Duração:  96min
Classificação indicativa: 14 anos
Público alvo: Professores, estudantes e público em geral
Mediadoras do debate:
Nerissa Farret - Agente da Organização Internacional para as Migrações/OIM
Silvia Cristina Xavier - Coordenadora Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo no Paraná/DEDIF/SEJUF
Representante da Universidade Positivo

05 de dezembro  | início 15h
Apresentação Cultural
Esquete com Adriano Cruz – Hope – Um Novo Programa de Esperança

 | The Tower (2018) - 15h15
Sinopse: Wardi, uma garota palestina de 11 anos, vive com sua família em um campo de refugiados libaneses. Ela aprende sobre a história de sua família através de histórias contadas por três gerações anteriores de refugiados.
Duração: 80min
Classificação indicativa: Livre
Público alvo: Professores, estudantes e público em geral
Mediadoras do debate:
João Guilherme de Melo Simão – Coordenador da Política para Migrantes, Refugiados e Apátridas
Thiago Assunção - Professor da Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo

06 de dezembro  | início 15h
Apresentação Cultural
Esquete com Adriano Cruz – Hope – Um Novo Programa de Esperança

 | Imagine Uma Menina Com Cabelos De Brasil… (2010)  - 15h15
Sinopse: Uma menina de cabelos crespos enfrenta preconceitos no seu ambiente social. Entre caretas e escovas, as viagens em busca de aceitação.
Duração: 10 min.
Classificação indicativa: Livre

 | A Câmera de João (2017) - 15h30
Sinopse: Na genuína relação com seus avós, uma criança descobre que fotografias são heranças. Através de uma câmera fotográfica e do passado do avô, o neto estabelece uma nova perspectiva de mundo. 
Duração: 22 min.
Classificação indicativa: Livre

 | Depois Que Te Vi (2016) – 16h
Sinopse: Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí sua rotina muda completamente e seu foco passa ser essa nova paixão.
Duração: 16 min.
Classificação indicativa: Livre

Público alvo: Professores, estudantes e público em geral 
Mediadoras do debate:
Ana Raggio – Coordenadora da Divisão de Direitos Humanos e Cidadania/DEDIF/SEJUF
Representante do Departamento da Pessoa com Deficiência –DPCD/SEJUF


04 de dezembro
Local: Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante
Rua XV de Novembro 971 - Centro

 |10h30 – Apresentação Cultural
Espetáculo “A Gente se Acostuma”
Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual  do Paraná (DANCEP)
Obra inspirada no texto: Eu sei, mas não devia, de Marina Colasanti

 

GALERIA DE IMAGENS