Mulheres mais seguras através do “Botão do Pânico Paranaense” do aplicativo 190 da Polícia Militar 03/02/2021 - 17:23
A opção do “Botão do Pânico Paranaense” no aplicativo 190 que já estava em teste na cidade de Londrina, desde novembro, agora passará a ser disponibilizada para mais sete cidades do estado: Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Arapongas, Curitiba, Apucarana Araucária e Paranaguá.
A decisão para ampliação do serviço nos municípios foi ajustada durante reunião conjunta, entre representantes do Departamento de Políticas para a Mulher, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Tribunal de Justiça, Comando Maior da Polícia Militar do Paraná e demais representantes dos municípios escolhidos.
“Este é o esforço conjunto para construir um Paraná contra a violência doméstica”, disse o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, informando que para usar o App não será necessário possuir créditos no telefone, nem pacote de internet, ele funcionará como ligação de emergência totalmente gratuita.
O projeto vai auxiliar mulheres que já possuem medidas protetivas urgentes. “Com este dispositivo a mulher poderá estar em outro município e ainda assim acioná-lo, ela será atendida através do seu CPF, que estará cadastrado no App 190 da PM”, ressaltou a chefe do Departamento da Mulher da Sejuf, Mara Sperandio.
Participaram da reunião, a desembargadora Priscila Placha Sá, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-PR, o coronel Rhotembug, chefe do Comando Maior da PM, e demais representantes da Sejuf e dos municípios envolvidos.
(Via Assessoria de Imprensa – Tamara Dalcanale).