Luciana Massa e Ney Leprevost lançam Paraná Solidário e já arrecadam 3 toneladas de alimentos para entidades 17/10/2019 - 15:10

O Governo do Paraná lançou na manhã desta quinta-feira o Paraná Solidário, aplicativo idealizado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho especialmente para promover a doação direta entre os cidadãos e as entidades beneficentes. E, já no primeiro dia de funcionamento, a empresa Vitao doou três toneladas de alimentos saudáveis para serem divididas entre todas as entidades sociais já cadastradas.“Este aplicativo vai revolucionar o sistema de doação, evitando o intermediário e beneficiando quem mais precisa”, disse o secretário Ney Leprevost, lembrando que o Governo Ratinho Junior está investindo na tecnologia e inovação para melhorar a qualidade do serviço público.

A partir de agora, disse Ney, o doador saberá com certeza o destino da sua doação, pois o aplicativo será apenas a ponte entre o doador e a entidade. “Antigamente o órgão público recebia a doação, colocava em um armazém para depois fazer a distribuição. Agora, a doação é direta, podendo o doador inclusive ir conhecer e entidade e, se quiser, se tornar um doador frequente”.

Além de entidades que atendem pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes e família em situação de vulnerabilidade social, o aplicativo vai permitir, ainda, a doação de insumos para organizações sociais que cuidam de animais abandonados.

Agradecimentos - A cerimônia contou com a presença da primeira-dama do Paraná e madrinha do programa Luciana Saito Massa; do superintendente de Inovação da Casa Civil Henrique Domakoski; o presidente da Celepar Leandro de Moura e o assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Sejuf André Telles, além de representantes das cerca de 100 entidades já cadastradas.

Uma das primeiras instituições beneficiadas é o Asilo São Vicente de Paulo, de Curitiba, que atende cerca de 160 mulheres. “Essa tecnologia vai ampliar as doações e a captação de recursos. Com certeza será de grande valia para a nossa instituição e para todas as outras. As pessoas que querem fazer a doação saberão como fazer e quem precisa daquela ajuda”, afirmou o padre José Aparecido Pinto, diretor-geral do asilo e coordenador da Ação Social do Paraná. “O Paraná está dando um salto importante junto às instituições na questão da doação”, salientou.

A Associação das Amigas da Mama, que presta atendimento e assessoramento a mulheres com câncer de mama, também está cadastrada. “O aplicativo vai abrir novas portas. A associação não tem ajuda financeira em nenhuma esfera, só conseguimos funcionar por meio de doações de pessoas e empresas parceiras”, disse a presidente Macarcy Engelbert. “A ferramenta vai mostrar às pessoas que as instituições precisam de coisas que às vezes elas nem imaginam, como materiais de escritório, que é o nosso caso”, destacou.

Para presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Ketty Folli, esta é a maneira mais interessante de ajudar as instituições. “Além de divulgar a pastoral, Podemos contar com a sensibilidade da comunidade”, disse.  Já a presidente da Ação Social Moradias Paraná e Santa Cecília do Tatuquara, Donira da Graça Oliveira, afirmou ser esta a primeira vez que a entidade é lembrada pelo Governo do Paraná. “Estou me sentindo valorizada em estar fazendo parte de um programa junto a todas as outras instituições e competindo em iguais condições”, afirmou.

Como funciona – Quem desejar doar precisa baixar o aplicativo e fazer o cadastro com suas informações pessoais – o que torna o processo mais seguro, pois possível saber com quem está sendo feita a transação. A partir daí, é só selecionar a categoria do que se quer doar e “publicar o anúncio”, ou seja, colocar a descrição do produto e fotos. O doador pode escolher, entre os interessados, quem receberá o item, ou ainda, deixar que o sistema do Paraná Solidário escolha, entre três opções randomicamente, num raio de 50 km, quais entidades necessitam da doação. A finalização é feita por uma conversa no chat do aplicativo, combinando dia e local de entrega.

O aplicativo pode ser instalado de graça para Android e iOS e permite doar alimentação; calçados; cama/mesa/banho; higiene/limpeza; material escolar; vestuário; eletrodomésticos e eletroeletrônicos; livros; itens esportivos; universitários; veículos e muito mais.  “Começamos a operar com cerca de 100 entidades cadastradas, todas parceiras da Sejuf”, explicou André Telles, lembrando que as entidades podem fazer o cadastro diretamente no aplicativo, desde que tenham CNPJ.

“Este aplicativo vai revolucionar o sistema de doação, evitando o intermediário e beneficiando quem mais precisa.”

Secretário Ney Leprevost

 

“O Paraná está dando um salto importante junto às instituições na questão da doação.”

Padre José Aparecido Pinto, do Asilo São Vicente de Paulo

 

“Estou me sentindo valorizada em estar fazendo parte de um programa junto a todas as outras instituições e competindo em iguais condições.”

Donira da Graça Oliveira, presidente da Ação Social Moradias Paraná e Santa Cecília do Tatuquara

 

 

GALERIA DE IMAGENS