Governo viabiliza parceria para qualificar trabalhadores na informalidade e fomentar geração de emprego e renda no Paraná 23/07/2020 - 13:22

As Secretarias de Estado da Justiça, Família e Trabalho, do Planejamento e Projeto Estruturantes, da Educação em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Fomento Paraná e o Sistema S estão viabilizando nova parceria para aumentar a qualificação profissional e direcionar os paranaenses aos ensinos profissionalizantes e assim diminuir a informalidade no mercado de trabalho. O objetivo é fomentar a geração de emprego e renda, como forma de enfrentar economicamente a pandemia do coronavírus, e faz parte do grupo de trabalho criado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para a retomada econômica do Paraná.

Na reunião, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach, destacou o esforço entre os órgãos para levar mais qualificação aos paranaenses. “A intersetoralidade e o bom diálogo entre os envolvidos proporcionará uma ação fantástica e inovadora. Com auxílio das nossas 216 Agências do Trabalhador, será possível dar novas oportunidades de qualificação aos profissionais paranaense”.

A ideia é viabilizar esta parceria com o Sistema S na capacitação dos paranaenses e disponibilizar o microcrédito para fomentar o empreendedorismo, por meio das agências do trabalhador do Estado. “Quanto mais qualificamos a pessoa, maior será o ganho dela. Queremos possibilitar o ensino profissionalizante aos paranaenses, para que eles possam estar aptos a exercer cargos e funções específicas que gerem mais emprego e renda”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.

De acordo com o gerente da Unidade Ambiente de Negócios do Sebrae, Luiz Antônio Rolim de Moura, “estamos avaliando a possibilidade de oferecer uma orientação qualificada para aquele trabalhador que se encontra na informalidade, que tem potencial e pode se formalizar para inserção ao mercado do trabalho”.