Governo do Estado forma primeira turma de 2021 do projeto Carretas do Conhecimento 04/07/2021 - 10:20

Com objetivo de investir na qualificação profissional dos paranaenses, o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, formou a primeira turma do ano do projeto Carreta do Conhecimento Digital. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na sexta-feira passada no município de Campo Largo para 25 alunos do curso de informática “Pacote Office”. Todos os protocolos de segurança estipulados pelas autoridades sanitárias, com distanciamento social e utilização de máscaras de proteção e álcool em gel, foram respeitados conforme o decreto estadual e municipal.

No total foram 80 horas de qualificação profissional para alunos dos turnos de manhã, tarde e noite. O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destacou o esforço dos alunos em aproveitar o tempo para investir em qualificação profissional. “Parabéns para vocês que chegaram até aqui, com certeza vocês terão a recompensa de toda essa dedicação”, disse.

Carreta do Conhecimento Digital – Integrante do programa Paraná Competitivo, o projeto “Carreta do Conhecimento Digital” é resultado de uma parceria entre a Volkswagen do Brasil, Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Senai-PR e Fundação Grupo Volkswagen. Desde o primeiro semestre de 2021, foram ofertadas 1.692 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional em 90 turmas, 30 pontos diferentes do Estado, de 19 municípios. Para a 2ª fase do projeto, que vai de setembro de 2021 a março de 2022, o investimento será de R$ 2,8 milhões.

As Carretas são escolas móveis equipadas com laboratórios, oficinas e salas de aula. As formações acontecem na modalidade semipresencial atualmente, em virtude da pandemia da Covid-19, e incluem a entrega de chips 4G (para que os alunos possam assistir às aulas on-line), além de atividades práticas.

(Via assessoria de imprensa – Pedro Mariucci Neto).