Governo do Estado aponta prioridades durante a abertura da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná 15/12/2021 - 08:04

Nesta terça-feira, dia 14, aconteceu no Auditório PotyLazzarotto do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a abertura da V Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Paraná, promovida pelo Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), enlutado com o falecimento de seu avô materno, João Abrão, ocorrido pela manhã, não pode comparecer à abertura da V Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Paraná, como desejava, mas fez questão de enviar uma mensagem em áudio que foi inserida na solenidade. Nela, Leprevost reafirmou o compromisso de sua pasta na prática da política pública do governo Carlos Massa Ratinho Junior, priorizando total observância aos direitos da pessoa com deficiência.

“Espero, em algum momento, durante a conferência que nós possamos estar juntos, mas eu não podia deixar de dizer aqui da importância dessa Conferência. Quero pedir para vocês que aproveitem essa ocasiãopara fazer a virada, a mudança de verdade. Essa pandemia, como a que a gente enfrentou ao longo de 2021 mostra o quanto é importante colocarmos em primeiro lugar a pauta dos direitos humanos, dos direitos da pessoa com deficiência, da inclusão, da acessibilidade. A pessoa que tem uma deficiência ela não é melhor, nem pior do que qualquer pessoa, ela tem que ter os mesmos direitos. Vocês têm aí a chance de mudar essa política pública. Então eu peço a vocês que se concentrem, que foquem o máximo que puderem nesses dias da Conferência para fazer essa virada. Essa virada para que o mundo seja mais cooperativo, mais humano, mais solidário”.

Em seguida, o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Claudio de Castro Panoeiro, realizou sua palestra fazendo uma avaliação biopsicossocial da deficiência, destacando onde estamos e para onde vamos em termos de avaliação biopsicossocial e quais as suas consequências para todos enquanto indivíduos com deficiência. O evento, em seu primeiro dia, contou ainda com a palestra da dra. Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, e com a apresentação do Programa MON para Todos.

Por sua vez, o dr. Cláudio de Castro, acompanhado da dra. Daniela Martins, disse que quis o destino, que eles participassem de sua primeira Conferência justamente no estado do Paraná, “mas como na vida não existem casualidades, talvez isso se deva pelo protagonismo que o Paraná vem alcançando na efetivação de direitos das pessoas com deficiência, muito pelas mãos aqui do Felipe Braga Cortes e QuelenCoden, que são verdadeiros guerreiros que lutam ao nosso lado para efetivação dos nossos direitos enquanto pessoas com deficiência”.

Já Felipe Braga Cortes, chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, destacou: “Esta Conferência tem como tema geral o cenário atual e futuro na implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência e como subtema o direito à inclusão das Pessoas com Deficiência. São pautas muito relevantes e que certamente trarão um novo olhar para a causa da pessoa com deficiência no Paraná, sobretudo no que diz respeito às Políticas Públicas que temos implementado nestes últimos anos. Acreditamos que a contribuição dos conferencistas, com palestras e fóruns, será muito grande e positiva para a composição deste novo cenário”.

MEIOS DE PARTICIPAR - O acesso aos interessados em assistir e participar da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado Paraná, se dá por meio de link para plataforma específica, divulgado pelos canais oficiais e encaminhado aos endereços eletrônicos (e-mails) dos delegados e convidados cadastrados.

A Conferência está sendo transmitida simultaneamente no canal do YouTube da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. Aqueles que acompanharem a Conferência via YouTube, caso desejem se manifestar em relação à Política Pública para Pessoa com Deficiência, deverão encaminhar e-mail para o endereço eletrônico da vconferenciapcd@sejuf.pr.gov.br. As manifestações encaminhadas serão posteriormente analisadas pelo Departamento de Política para Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e todas respondidas.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).