Governador Carlos Massa Ratinho Junior e secretário Ney Leprevost anunciam ampliação do projeto “Carreta do Conhecimento” 25/06/2021 - 15:17

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, anunciaram nessa sexta-feira, 25, no Palácio Iguaçu, a ampliação do projeto “Carreta do Conhecimento Digital”, para o segundo semestre de 2021 e para o ano de 2022. O investimento é de R$ 2,84 milhões para a retomada do projeto de capacitação profissional.

“Queremos juntos qualificar e profissionalizar milhares de paranaenses”, disse o governador Ratinho Junior.

Resultado de uma parceria entre a Volkswagen do Brasil, Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Senai-PR e Fundação Grupo Volkswagen, o projeto está oferecendo, desde o primeiro semestre de 2021, 1.692 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional, em 30 pontos diferentes do Estado.

“A Wolkswagen é um grande parceiro da nossa secretaria, na área do trabalho e na qualificação profissional, através das Carretas do Conhecimento que seguem habilitando os trabalhadores para que eles possam ter mais oportunidades de emprego e, assim, melhorar suas rendas”, disse o secretário Ney Leprevost.

As Carretas são escolas móveis equipadas com laboratórios, oficinas e salas de aula. As formações acontecem na modalidade semipresencial atualmente, em virtude da pandemia da Covid-19, e incluem a entrega de chips 4G (para que os alunos possam assistir às aulas on-line), além de atividades práticas.

“Consideramos importante oferecer oportunidades de qualificação profissional para que a população paranaense esteja ainda mais preparada para o mercado de trabalho”, disse o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

Os cursos disponíveis são de Panificação, Eletricidade Predial, Corte e Costura Industrial, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Motocicleta, Elétrica Automotiva, Informática Básica, Mecânica Industrial e Refrigeração Residencial. Para o segundo semestre, está prevista a abertura de mais vagas em novas localidades.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o secretário em exercício da Fazenda, Eduardo Moreira Lima Rodrigues de Castro; o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; a coordenadora de projetos da Secretaria de Estado da Saúde, Michelle Kosiak Poitevin; e o diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.