Força-Tarefa Infância Segura orienta escola a desenvolver boas práticas de proteção a crianças e adolescentes 03/06/2019 - 19:20
A implementação de política de proteção à criança no interior da escola em conformidade a normas nacionais e internacionais foi tema de conversa hoje na International School of Curitiba, escola que segue padrões globais de ensino e que buscou o apoio da Força-tarefa Infância Segura para aprimorar suas boas práticas.
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Justiça e Coordenador-Geral da Fortis, Dr. Felipe Hayashi; a diretora do Departamento da Criança, Adolescente e Idoso, Angela Mendonça; e a integrante da Fortis especialista em tecnologias, Cineiva Tono. Pela Escola Internacional, participaram o head of school Michael Boots, o diretor educacional Fernando Mesquita e a diretora financeira e de operações Mariana Adler.
O coordenador da Fortis, Felipe Hayashi, elogiou a iniciativa: “A demanda da escola internacional veio ao encontro das ações da Força-tarefa no aspecto da prevenção e do auxílio à repressão. Desenvolver compliance efetivo de proteção a crianças e adolescentes é medida que evitará inúmeras situações de risco que possam ensejar violências e também viabilizará providências mais céleres e eficazes em casos já consumados. Cabe ao poder público estimular a implementação de programas dessa natureza, por exemplo informando os canais adequados de denúncia para que o setor privado e a população possam agir de modo colaborativo.”
Nesse sentido, a diretora Angela Mendonça abordou aspectos relativos aos sinais de alerta para violência contra crianças e adolescentes no âmbito escolar. No mesmo sentido, destacou legislações pátrias que fundamentam as intervenções da escola e das demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente.
Situações específicas ligadas à preocupação com o cuidado na escola, o uso de equipamentos eletrônicos, bullying, alienação parental, interfaces com o Conselho tutelar e referências doutrinárias compuseram o relato do excelente trabalho realizado pela Escola Internacional, coordenado por Mesquita e Adler.