Encontro debate Prática Restaurativa nas Unidades Socioeducativas 04/06/2019 - 09:00
Os servidores do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), participaram na última semana do III Encontro Estadual de Justiça Restaurativa, em Foz do Iguaçu. O evento aconteceu na sede da Associação Internacional das Américas (Uniamérica). O evento foi promovido pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
Durante o encontro, foram realizadas palestras e oficinas, com debates para o estimulo de ideais de construção de políticas públicas que fomentem soluções de conflitos com a utilização de práticas restaurativas.
Além disso, o evento buscou sensibilizar magistrados, advogados e demais profissionais vinculados à área jurídica para o tema da Justiça Restaurativa, assim como promover a troca de experiências adotadas por eles em suas respectivas áreas de atuação para o aprimoramento dos atendimentos com essa metodologia.
O diretor do Dease, David Antônio Pancotti, participou do encontro e destacou a importância de aprimorar a prática restaurativa com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. “A Justiça restaurativa é uma técnica de solução de conflito e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta das vítimas e dos envolvidos. Usamos muito essa prática com os adolescentes, no intuito de induzi-los a mudança de paradigma para o alcance da pacificação social e no convívio familiar”, disse Pancotti.
Ainda Pacotti coordenou duas reuniões com os representantes das Unidades Socioeducativas que estavam presentes, alinhando ações para a efetivação da Justiça Restaurativa nos Centros de Socioeducação (Censes).