‘Cartão Futuro Tech’ vai incentivar empresas de tecnologia a abrirem empregos para jovens 18/11/2020 - 18:25
O secretário Ney Leprevost informou que o Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Renda da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) em parceria com a Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado, comandada pelo superintende Henrique Domakoski, estão trabalhando na proposta de implementação do Cartão Futuro Tech, que funcionará como um complemento do Programa Cartão Futuro para incentivar as micro e pequenas empresas a ampliar a contratação de jovens de 14 a 18 anos na condição de aprendiz para os setores relacionados a tecnologia e inovação.
A proposta conta também com apoio do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Sejuf e do Fórum de Aprendizagens e organizações da sociedade civil, com vistas à garantia do direito à proteção no trabalho e da qualificação profissional. “O Cartão Tech será uma variação do programa Cartão Futuro que atenderá essa demanda das empresas de tecnologia e inovação, oportunizando jovem com a qualificação profissional e gerando empregos e renda para o Estado”, disse o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, reforçando que a garantia ao trabalho protegido e a profissionalização do adolescente é um direito fundamental que deve ser assegurado.
Segundo o superintendente de Inovação do Paraná, Henrique Domakoski, “o setor de tecnologia e inovação no Paraná cresceu muito ultimamente e ainda sofre uma carência de mão de obra qualificada, por isso precisamos garantir mais espaços para área de tecnologia e inovação. E essa proposta que apresentamos, é de firmar uma parceria que terá como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, para que eles possam estar aptos a trabalhar nesses setores”.
Participaram da reunião os representantes das empresas Velti Sistemas; Gerar; ABC Vida; CIEE-PR, Unilehu; Instituto Tibagi. Também a chefe do Departamento do Trabalho da Sejuf, Suelen Glinski e a Chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente, Angela Mendonça.
(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto)