Capacitação de supervisores e capacitadores do programa Criança Feliz chega a Bela Vista do Paraíso 10/12/2019 - 16:02

O município de Bela Vista do Paraíso recebeu esta semana a visita dos capacitadores do Ministério da Cidadania para a aplicação do curso "Cuidados para o Desenvolvimento da Criança", que prepara supervisores municipais, visitadores e multiplicadores estaduais para trabalhar com as famílias em vulnerabilidade, cadastradas no programa Criança Feliz, coordenado a nível estadual pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). O município aderiu ao programa em fevereiro de 2017 e atualmente possui a meta de 100 indivíduos do público prioritário. “As experiências vividas pela criança durante a primeira infância, período que vai da gestação aos seis anos de idade, têm impacto significativo na formação do adulto que ela será no futuro”, explicou o secretário Ney Leprevost, salientando a importância do programa, que cuida para garantir um futuro mais promissor.

O coordenador estadual do programa “Criança Feliz”, Carlos Bostelmann, explica que são nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva. “Estudos mostram que quanto melhores forem as experiências da criança durante a primeira infância e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores são as chances de ela desenvolver todo o seu potencial”, afirmou.

O curso contou com aulas teóricas ministradas no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) do município e aulas práticas no CMEI Mirna Papi Schmidt, com as crianças e seus cuidadores e, na APAE Maria Mendes Valente, com crianças com deficiência. “Além das aulas, foram realizadas visitas domiciliares nas famílias moradoras nas vilas Rural, Rosa Luppi e Brasil”,  para colocar em prática o aprendizado recebido”, explicou a técnica da Sejuf Jasmine Monteiro, lembrando que o momento foi de interação das famílias com seus filhos e a estimulação deles através de brincadeiras.

Nesta quarta-feira (11), no auditório do Museu Oscar Niemayer, mais 25 municípios assinam a adesão ao programa Criança Feliz. Hoje são 38 municípios.

GALERIA DE IMAGENS