Bancos e operadoras de telefonia foram os que mais geraram reclamações no Procon da Secretaria de Justiça em 2021 15/03/2022 - 15:50
No Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta terça, 15 de março, o Procon-PR, departamento da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, publica o balanço de serviços prestados em 2021.
Só no ano passado foram contabilizados aproximadamente 188 mil atendimentos realizados através da Plataforma do Consumidor. Desse total, cerca de 21 mil corresponderam à abertura de processo administrativo, a maioria contra telefônicas e bancos.
Mesmo com a pandemia, e a consequente necessidade de isolamento social, o Procon-PR continuou prestando serviço de qualidade aos consumidores por intermédio da plataforma online. “O canal de atendimento online do nosso Procon facilitou a vida do consumidor, pois o mesmo atendimento feito presencialmente foi executado sem a necessidade de contato pessoal, fazendo com que o consumidor ganhasse tempo e economizasse dinheiro no possível deslocamento até a sede física do Procon”, explicou o secretário de Justiça, Ney Leprevost.
Segundo a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, “a plataforma tem se mostrado cada vez mais efetiva, uma vez que possibilita a interlocução direta entre os consumidores e fornecedores de forma online, o que faz com que o cidadão não precise se deslocar para reclamar. Em 2021, a Plataforma apresentou o índice de 80% de resolução dos casos”.
Balanço 2021 – O levantamento do Procon-PR traz ainda outras informações pertinentes:
I – Lista dos 75 com maior número de atendimentos no ano de 2021 (todos os tipos de atendimento – desde informação/simples consulta, até abertura de processo administrativo). As operadoras de telefonia e os bancos vêm ocupando os primeiros lugares, sendo responsáveis pelo maior volume de atendimentos no Procon-PR.
II – Lista das com mais de 50 reclamações em 2021 e com índice de resolutividade superior a 70%, ou seja, as que mais resolvem os casos.
III e IV – Lista de assuntos e problemas mais reclamados pelos consumidores em 2021. O relatório mostrou que o banco comercial foi um dos assuntos mais reclamados no ano passado, somando 1.141 reclamações, o que se explica, em parte, pelo cenário econômico que levou o consumidor a buscar auxílio na negociação de débitos/financiamentos.
Outro problema que aparece no topo da lista com 3.640 reclamações é o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. De acordo com a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, “o consumidor não encontra uma solução espontânea junto aos canais de atendimento das empresas, o que faz com que busque auxílio nos órgãos de defesa do consumidor”.
Clique
para acessar o balanço 2021 completoServiços – O Procon-Pr oferece ao consumidor diversas formas de atendimento, tais como:
- Simples Consulta, que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas na compra de produtos ou contratação de serviços;
- CIP, Carta de Informações Preliminares, que demanda uma intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores (prazo médio de 10 dias);
- Abertura de Processo Administrativo, procedimento mais complexo e que sujeita o fornecedor às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, especialmente a sanção de multa, que pode variar de R$ 700,00 a R$ 11 milhões.
Para formalizar uma reclamação, basta que o consumidor CLIQUE AQUI
(Via assessoria de imprensa – Luana de Moraes)