Apesar do coronavírus, 10 mil paranaenses conseguiram emprego pelas Agências do Trabalhador em março 01/04/2020 - 18:12
Mesmo com a suspensão do atendimento presencial a partir do dia 19/3, as Agências do Trabalhador do Paraná colocaram 10.286 mil trabalhadores no mercado em março. Além da ação proativa determinada pelo secretário Ney Leprevost na captação de vagas para intermediação, puxaram o bom desempenho os setores de abates de aves e suínos e fumageiro, que não interromperam as contratações.
Em março de 2019, 7.547 pessoas foram colocadas no mercado pelas Agências do Trabalhador.
O atendimento de cada Agência do Trabalhador do estado é feito pelas prefeituras municipais, com supervisão do Governo do Estado – exceto a de Curitiba, que é de responsabilidade do Departamento do Trabalho da Sejuf.
As unidades que mais colocaram trabalhadores no mercado em março foram Curitiba (534), Cascavel (503), Medianeira (304), Marechal Cândido Rondon (295), Rio Negro (272) e São José dos Pinhais (268).
Atendimento online – Com o atendimento presencial suspenso, empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas podem utilizar o site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Androide e iOS).
A Agência do Trabalhador de Curitiba continua atendendo pelo telefone, ajudando na intermediação de vagas online e tirando dúvidas dos trabalhadores. Os telefones são: 41-3883-2214 (Seguro Desemprego), 41-3883-2218 (vagas) e 41-3883-2207 (empresas).
Paraná foi o 1º do ranking nacional em 2019
O Paraná foi o estado que mais ofertou vagas pelas Agências do Trabalhador em todo o país em 2019. Segundo os dados recém-divulgados pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia, foram mais de 158.727 mil vagas oferecidas no ano em todo o estado, para aproximadamente 174 mil trabalhadores inscritos. O bom resultado é reflexo do trabalho proativo realizado na Secretaria de Justiça, Família e Trabalho na gestão Ratinho Junior/Ney Leprevost, Os indicadores obtidos foram analisados e apresentados de acordo com o esforço na captação de vagas; adequação do perfil das vagas e pela eficiência nos encaminhamentos e do seguro desemprego.