Agências do Trabalhador abrem novas vagas de trabalho para ampliação da fábrica da Klabin 03/02/2020 - 12:12

Somente no segundo semestre de 2019, já foram contratados quase 4 mil trabalhadores para a obra

As Agências do Trabalhador de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira já estão realizando a segunda etapa de recrutamento para as vagas de emprego para a ampliação da fábrica da Klabin em Ortigueira, nos Campos Gerais. As novas vagas são para as seguintes funções: carpinteiro; armador de ferro; mecânico de montador; mecânico de manutenção; mecânico ajustador; soldador; caldeireiro; eletricista industrial; e ajudante.  As intermediações das vagas pelas agências são de responsabilidade da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf) em parceria com as prefeituras.

O recrutamento será feito também nos municípios da região de Ortigueira e distritos próximos, com o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante. “Outra oportunidade para quem tem interesse em se candidatar às vagas disponíveis, o ônibus itinerante irá até os distritos próximos para recrutar trabalhadores que não tem a condição se deslocar até uma agência do trabalhador dos municípios que estão realizando as contratações. É o Governo do Paraná indo onde o povo está, com oportunidades de emprego pra quem mais precisa”, enfatiza o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

QUASE 4 MIL JÁ CONTRATADOS - Até o momento já foram contratados cerca de 3,7 mil trabalhadores para a obra, sendo que 50% dos recrutados residem na região de Ortigueira – onde está sendo realizada a construção –, Telêmaco Borba, Imbaú e demais cidades vizinhas como Reserva, Tibagi e Cândido de Abreu.

As contratações foram para vagas nas áreas de Extrativistas Florestais de Espécies Produtoras de Madeira; Trabalhadores de Montagem de Estruturas de Madeira, Metal e Compósitos em Obras Civis; Ajudante de Obras Civis; Motoristas de Veículos de cargas em geral; Alimentadores de Linhas de Produção; Mecânicos de Manutenção de Maquinas Industriais; Técnicos Mecânicos na Fabricação e Montagem de Maquinas, Sistemas e Instrumentos; Técnicos Florestais; Técnicos em Segurança no Trabalho; Escritórios em Geral, Agentes, Assistentes e Auxiliares Administrativos; Operadores de Maquinas de Desdobramento de Madeiras; Engenheiros Industriais, de Produção e Segurança e Trabalhadores de Soldagem e Corte de Metais e de Compósitos.

INVESTIMENTO - A ampliação da Unidade Puma receberá investimentos totais de R$ 9,1 bilhões e a estimativa é que a nova planta inicie a produção em 2021.

De acordo com o diretor da Klabin, Sales Bueno, “a preparação das Agências em captar a mão de obra para gerar emprego e renda na região, de forma como ajudar também na economia do estado é de extrema importância. Essa parceria consolidada com o Governo do Paraná vai ajudar no crescimento da indústria e no desenvolvimento do Paraná”.

AÇÃO PROATIVA - A ação atende à determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost para um formato pró-ativo de captação de vagas a serem intermediadas pelas Agências do Trabalhador do Estado. Os técnicos do Departamento Estadual do Trabalho já realizaram, desde o início da gestão, reuniões com diversas empresas e em vários municípios com o objetivo de aumentar a oferta de vagas de empregos e acelerar a recolocação dos trabalhadores.

Parceria com maiores investimentos para infraestrutura no estado

O Governo do Estado e a Klabin anunciaram no último mês de dezembro um investimento de R$ 450 milhões da empresa para obras de infraestrutura. O recurso é parte dos R$ 9,1 bilhões que estão sendo investidos pela companhia na ampliação da planta de Ortigueira.

Um dos maiores investimentos privados da América Latina, o Projeto Puma II foi incluído no programa de incentivos do Governo do Estado e deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos na fase de implantação, além de mil postos de trabalho durante a operação.

Durante o primeiro trimestre de 2020, a Klabin e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística trabalharão no planejamento e detalhamento das obras e cronogramas. A empresa deverá executar as construções no período 2020 a 2024.