82% dos adolescentes das Unidades Socioeducativas no Paraná que participaram do Encceja PPL de 2019 foram aprovados 29/01/2020 - 15:35
Os Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas Unidades de Internação do Paraná realizaram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL/2019) e 82% dos participantes foram aprovados em ao menos uma das áreas de conhecimento. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na última semana.
Enquanto em 2017 foram 492 inscritos, com aprovação de 60% dos adolescentes que realizaram as provas, e em 2018 foram 473 inscritos com aprovação de 74%, na edição 2019, foram inscritos 461 adolescentes e 82% dos adolescentes que realizaram as provas obtiveram aprovação. “Isso demonstra o comprometimento das equipes das Unidades Socioeducativas e dos profissionais do Programa de Educação na Socioeducação (Proeduse), que apoiam e organizam o Exame nas unidades, motivando os adolescentes a participarem de todas as ações educacionais propostas que contribuem significativamente para o processo de formação de cada um”, explica o Secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost.
O Encceja PPL foi realizado nos dias 8 e 9 de outubro de 2019, no período matutino e vespertino nas 16 Unidades de Internação do Paraná. As Unidades que participaram do Exame foram: Campo Mourão, Cascavel II, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Joana Miguel Richa, Laranjeiras do Sul, Londrina II, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Francisco, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.
De acordo com o Chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo da SEJUF, David Antônio Pancotti, “a oferta do Encceja nas unidades é uma ação importante para garantir avanços no processo de formação e desenvolvimento integral dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas”.
ÁREAS DE CONHECIMENTO - As provas foram organizadas por área de conhecimento e respectivos componentes curriculares. Para o Ensino Fundamental foram aplicadas provas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática. Já para o Ensino Médio foram aplicadas provas das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Os adolescentes que participaram do Exame realizaram provas objetivas, para fins de obtenção da Certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, de acordo com sua inscrição. Os participantes poderão utilizar seu desempenho no Exame, também, para fins de obtenção de Declaração Parcial de Proficiência.