67 municípios paranaenses já aderiram ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa 28/11/2019 - 17:26

idosa

Sessenta e sete municípios paranaenses já aderiram ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), criado para promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades se tornem amigas da pessoa idosa. “Convidamos todos os municípios paranaenses a aderirem à proposta, que tem como objetivo proporcionar à população um envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável”, explicou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, lembrando que tornar o Paraná um estado amigo da pessoa idosa é uma das prioridades do governador Ratinho Junior.

Iniciado em abril deste ano, o programa consiste em ações voltadas a pessoas com mais de 60 anos, com foco nos beneficiários do Cadastro Único, a fim de proporcionar qualidade de vida aos idosos.

Novos municípios - Já estão integrados à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa os seguintes municípios: Altamira do Paraná, Ampére, Arapongas, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Cascavel, Céu Azul, Chopinzinho, Clevelândia, Contenda, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Faxinal, Fernandes Pinheiro, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Goioxim, Guaraci, Guarapuava, Honório Serpa, Imbituva, Irati, Itambaracá, Itapejara d'Oeste, Ivaiporã, Jardim Alegre, Laranjal, Lindoeste, Londrina e Mandaguari.

E mais: Manfrinópolis, Mangueirinha, Marilândia do Sul, Maringá, Mariópolis, Munhoz de Melo, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Londrina, Nova Santa Bárbara, Palmas, Pato Branco, Pranchita, Quatro Barras, Rancho Alegre D'Oeste, Realeza, Renascença, Ribeirão do Pinhal, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Rondon, Salgado Filho, Santa Fé, Santa Inês, Santa Izabel do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Tomé, Saudade do Iguaçu, Sertaneja, Sulina, Terra Rica e Verê.

Como aderir - A adesão ao EBAPI pode ser feita no site do MDS:  http://mds.gov.br/assuntos/brasil-amigo-da-pessoa-idosa

O termo de adesão deverá contar com a participação de todos os setores do município (assistência social, saúde, habitação, planejamento urbano, transporte, entre outros) e, o protagonismo da população idosa é indispensável, representado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.